06 outubro 2013

Seminário Novos Rumos da Educação Alimentar e Nutricional na Secretaria Municipal de Educação


COMUNICADO Nº 1.305, DE 01 DE OUTUBRO DE 2010
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições e conforme lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica, COMUNICA e CONVIDA para a participação no “Seminário Novos Rumos da Educação Alimentar e Nutricional na Secretaria Municipal de Educação”, conforme segue:
JUSTIFICATIVA:
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania, sendo sua concretização responsabilidade tanto do Estado, quanto da sociedade e dos indivíduos (PNAN, 2008).
Os hábitos alimentares saudáveis são construídos pelos indivíduos e pelas relações sociais que os mesmos estabelecem em diferentes espaços de convivência e troca de informação.
Dentro desse contexto, o ambiente escolar é um local favorável para o desenvolvimento de ações para a promoção de práticas alimentares saudáveis por ser um espaço de socialização, dado que é durante a fase escolar que as crianças iniciam suas relações sociais (CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2004).
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e ultiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar (Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, 2012).
Dessa forma, o “Seminário Novos Rumos da Educação Alimentar e Nutricional na Secretaria Municipal de Educação” constitui-se como um espaço de reflexões, discussões, debates sobre práticas de Educação Alimentar e Nutricional de qualidade na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
OBJETIVOS:
- Promover espaço para reflexão, discussão e sistematização de ações em EAN, de modo a contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.
- Iniciar discussão sobre a construção de indicadores de acompanhamento e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelas Unidades Educacionais.
- Contribuir com o processo formativo dos profissionais da Rede a cerca dos conhecimentos básicos sobre alimentação e nutrição.
METODOLOGIA:
Palestra e debate
CONTEÚDO:
Papel da escola na educação alimentar e nutricional dos alunos.
PÚBLICO ALVO:
Supervisor Técnico, Supervisores Escolares, ATE I que atua em Programas Especiais, ATE I que atua na DOT-P, Cogestor, Equipe Técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE):
Nutricionistas, Médicos Veterinários, Engenheiros Agrônomos e Educador Físico.
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DATA: 09 de outubro de 2013
HORÁRIO: 8h às 17h
LOCAL: Auditório Uninove Vergueiro – Endereço: Rua Vergueiro, 249 – Liberdade
CARGA HORÁRIA: 08 horas
TOTAL DE VAGAS: 180 (cento e oitenta) vagas.
INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas nas Diretorias Regionais de Educação e no Departamento de Alimentação Escolar. (DAE)
CERTIFICAÇÃO: Os certificados serão emitidos pela SME/DAE.
PALESTRANTES/REGENTES: Pedagoga Lilian Faverzani; Chef de Cozinha Mara Salles; Contadora de Estórias Kiara Terra; Profº Dr. Daniel Luzzi.
ÁREA PROMOTORA: SME/DOT/DAE
Publicada no DOC de 02/10/2013 pagina 337

Nenhum comentário:

Postar um comentário