23 outubro 2013

MPF investiga denúncia de coação contra famílias vítimas de uso de agrotóxico

A Procuradoria da República em Rio Verde realizou nessa semana a oitiva de vítimas da pulverização aérea de agrotóxicos no projeto de assentamento Pontal dos Buritis, que afirmaram ter recebido ligações anônimas coagindo-as a encerrar as discussões sobre o uso abusivo de agrotóxicos na região.
As ameaças ocorreram após manifestação das vítimas em audiência pública ocorrida na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em 19 de setembro.
A Procuradoria da Republica em Rio Verde tem recebido semanalmente vítimas da pulverização aérea de agrotóxicos na escola rural São José do Pontal, em maio último. As famílias têm relatado a ineficiência dos poderes públicos na região para assegurar adequado tratamento aos atingidos.

Na escola rural atingida pelo uso inadequado de agrotóxicos, o abastecimento de água é feito por caminhões pipa, em razão da contaminação do poço por coliformes fecais. Recentemente os alunos foram dispensados mais cedo do expediente escolar em razão da ausência de água potável na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário