16 novembro 2013

Cuba fará encontro de agroecologia com delegados de 20 países

Cuba se destaca pela produção agroecológica de Agricultura Urbana
Cuba realizará um encontro internacional de agroecologia e agricultura sustentável entre os dias 18 e 24 deste mês, no qual espera a participação de cerca de 200 delegados de 20 países das Américas, Europa e África, informaram nesta sexta-feira (15) seus organizadores.
Entre as delegações se destacam: Brasil, México, Nicarágua, Canadá, Colômbia, França, Argentina, Estados Unidos, Mali, Níger, El Salvador, Zimbábue, Chile e Bolívia.
Joel Palmero, diretor da Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP) de Cuba, informou que a reunião vai discutir a experiência urbana em agroecologia, a conservação do solo, o manejo de pragas e aspectos da agricultura sustentável do ponto de vista metodológico.
Também serão abordados temas sobre o impacto da agricultura sustentável em Cuba e no mundo e experiências relacionados com a soberania e segurança alimentar sobre bases sustentáveis, a proteção dos recursos naturais e experiências econômicas e financeiras em sistemas produtivos e cooperativas, indicou.
O fórum reunirá representantes de organizações camponesas, universidades, centros de pesquisa e especialistas, e desenvolverá um programa de conferências, oficinas e também visitas a granjas e cooperativas.
Em Cuba há mais de 100 mil famílias que praticam a agroecologia através da ANAP, organização que representa as cooperativas e os trabalhadores rurais do país, disse Palmero.
A associação assume na atualidade 70,6% da produção e venda de grãos, 72,5% de hortaliças, 71,2% de leite, 63,5% de arroz, 80% da carne de porco e 77% da comercialização de mel, detalhou o funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário