11 outubro 2013

Caisan Ceará realiza curso a distância em Segurança Alimentar e Nutricional

No último dia 1º começou no Ceará o curso “A Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”, promovido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Caisan/CE) e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Proteção Básica – Célula de Segurança Alimentar e Nutricional, em articulação com a Escola de Gestão Pública (EGP/SEPLAG).
A capacitação é gratuita e segue até 9 de dezembro. Ao todo, serão 90 horas de duração e acontece na modalidade de ensino a distância. Destina-se a membros da Caisan e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional no estado e municípios cearenses, além de gestores e servidores públicos das esferas estadual e municipais, com foco nos setores de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário e demais áreas que atuam no campo da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
O objetivo do curso é qualificar os atores sociais envolvidos na construção da Política e do Sistema de SAN, na perspectiva de estruturação e implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no estado e municípios.
Tem a proposta de difundir a base legal e marcos regulatórios de SAN e a institucionalização da Política, divulgar e socializar experiências existentes, oportunizar a troca de saberes e intercâmbios entre gestores e sociedade civil, e fomentar o processo de construção do SISAN de forma participativa, intersetorial e sistêmica.
A aula inaugural do curso foi presencial, no auditório da Escola de Gestão Pública, e teve como convidada Helena Selma Azevedo, professora-doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Economista Doméstico e conselheira do Consea/CE.
O curso está estruturado em quatro módulos: ambientação da plataforma de acesso ao curso; marcos e instrumentos legais da política de SAN e do SISAN no Brasil; planejamento participativo do SISAN; e a gestão do SISAN.

Os tutores de conteúdo e de formação e interação são servidores da STDS. Foram disponibilizadas 175 vagas para 5 turmas, cada uma com 35 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário