09 outubro 2013

Nutricionistas de Guarujá ensinam o consumo adequado dos alimentos em feiras livres

É necessário comer frutas, legumes e verduras quantas vezes por dia? Como aproveitar melhor os talos, folhas e cascas dos alimentos? Perguntas como estas poderão ser respondidas por nutricionistas e técnicos do curso de Nutrição em feiras livres de Guarujá na próxima semana.
Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro, que este ano tem como tema “Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e nutrição”, a Prefeitura de Guarujá promoverá ações de conscientização com a equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutrição em quatro feiras da Cidade.
As ações serão realizadas nas feiras porque a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social optou por celebrar a data de uma forma mais próxima da população. As atividades começam em 15 de outubro, às 9 horas, na feira da Rua Rubens de Sá, no Jardim Progresso.
Na oportunidade, os nutricionistas da rede municipal e os alunos do curso técnico de Nutrição do Colégio Marquês de Olinda estarão numa barraca montada para a atividade, orientando e esclarecendo dúvidas dos clientes da feira. No local também será feita avaliação antropométrica e entrega de panfletos sobre o tema.
Já no dia 16, será a vez da atividade acontecer na feira da Rua Afonso Nunes – Jardim Boa Esperança. No dia seguinte, 17 de outubro, a ação será realizada na feira de quinta da Rua Odilon Maximiliano dos Santos, no Morrinhos II. E para finalizar a programação, no dia 18 de outubro os profissionais atendem a população da feira da Alameda das Palmas, no bairro Santo Antônio.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutrição da Prefeitura, Georgia Hegedus Ramos, aponta que o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa indicando que o consumo de frutas, verduras e legumes ainda é baixo entre os brasileiros. “Vamos às feiras para, além de incentivar o consumo destes alimentos, explicar que é preciso comer frutas, verduras e legumes cinco vezes por dia. Queremos incentivar o consumo consciente e sem desperdício. Nosso papel é levar esse conhecimento e garantir o acesso à alimentação de qualidade”, pontuou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário